sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Los adjetivos

Os adjetivos


Classes de adjetivos

Tradicionalmente, distinguimos duas classes de adjetivos: calificativos e determinativos, e entre os determinativos estão incluídas as seguintes subclasses: demostrativos, posesivos, numerales, indefinidos e relativos.

A diferença entre ambos se estabelecia nas gramáticas tradicionais a partir de critérios de significado: os calificativos indicam cualidad e os determinativos determinan. No entanto, essa distinção confundia critérios de significação e critérios de função, e não está muito claro que os calificativos não determinem e que os determinativos não qualifiquem. Portanto, é melhor fazer a distinção mediante critérios de funcionamento. Vejamos estes exemplos de grupos nominais com dois adjetivos: Sus hermosos labios rojos, La radiante luna llena; neles seria possível trocar a ordem de aparição dos adjetivos sem que o resultado perturbasse a estrutura gramatical; todavia, como veremos mais adiante, seriam produzidas algumas mudanças de aspectos no que se refere ao significado: Sus rojos labios hermosos, La llena luna radiante; Sus hermosos (y) rojos labios, La llena (y) radiante luna; Sus labios hermosos (y) rojos, La luna llena (y) radiante; Sus labios rojos (y) hermosos, La luna radiante (y) llena etc. Muitos adjetivos, como os dos exemplos, admitem esta liberdade de colocação com respeito ao sustantivo.

No entanto, há outros adjetivos cujo funcionamento dentro do grupo não é tão flexível. Podemos, por exemplo, dizer Aquellos labios hermosos e Aquellos hermosos labios, mas não Hermosos aquellos labios; Esta luna radiante e Esta radiante luna, mas não Radiante esta luna; Dos amigos buenos e Dos buenos amigos, mas não Buenos dos amigos.

Podemos deduzir que realmente há dois tipos de adjetivos em relação à sua capacidade de organização entre si e com respeito ao sustantivo que acompanham:

  • os que admitem qualquer posição, que correspondem aos tradicionalmente chamados calificativos: rojos, hermosos, radiante, llena, buenos etc.

  • os que, na presença de outro adjetivo dentro do mesmo grupo nominal, devem aparecer antes e nunca imediatamente depois de outro adjetivo; estes coincidem com os tradicionalmente chamados determinativos: aquellos, esta, dos etc.
  • Nenhum comentário: